Avançar para o conteúdo principal

Como avaliar soluções interativas

 

Boa noite. Hoje iremos aprender a avaliar soluções interativas. Ora bem, estas têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador num ambiente não real. Estas soluções necessitam de ser avaliadas, em aspetos relacionados com as questões tecnológicas utilizadas, as alterações provocadas ao nível psicológico e social dos utilizadores e a qualidade da aplicação.

Assim, para sabermos o que é uma solução interativa completa, analisam-se algumas caraterísticas, tais como:

  1. qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizados;
  2. contributo para a imersão do utilizador;
  3. funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia;
  4. qualidade adequada do som;
  5. qualidade da estimulação táctil e da perceção da força;
  6. aspetos virtuais;
  7. utilização adequada das cores.
  8. funcionamento e objetivos da simulação;
  9. outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere.

Agora que já sabemos avaliar estas soluções, amanhã iremos aprender os requisitos para o desenho de soluções interativas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenho de soluções interativas

  Olá olá!! Hoje, como prometido vamos ver os requisitos a ter em conta no desenho de soluções interativas. P ara o desenho  de soluções interativas, devem ser tidos em conta todos os seus requisitos envolvidos.  Alguns requisitos a ter em conta são: modelação da ação física do sistema; caracterização do hardware, do software e do suporte de rede; descrição da visão estereoscópica; seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento; criação e edição de formas geométricas e texturas; avaliação de recursos e capacidades; definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador; definição da solução interativa a desenvolver; caracterização do tipo de imersão pretendido; avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar; Agora que já sabemos os requisitos para o desenho de soluções interativas, amanhã iremos ver quais os programas que são utilizados para este desenho. Assim, terminaremos o tema da interatividade.

Tipos de Interatividade I

Ora boas noites!! Hoje iremos ver os tipos de interatividade que se desenvolvem de forma reativa.  Se não sabem o que significa interatividade reativa, recomendo que leiam primeiro o artigo "Relação Homem-Máquina".  Linear-  o utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, no entanto, apenas acedendo à seguinte ou à anterior. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar. De suporte– o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Hierárquica– o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Amanhã iremos continuar a ver tipos de interatividade, desta vez as que se desenvolvem de forma proativa.

Sugestões de jogos em ambientes virtuais

  Boa noite. Desculpem por estar a publicar tão tarde mas hoje o tema é bom. Ora bem, ao longo destes dias estivemos a aprender a teoria no que toca à realidade virtual e interatividade. Pois hoje, iremos passar um pouco à prática já que iremos ver jogos onde se aplicam muitas das caraterísticas que aprendemos. Antes de começar, dizer apenas que nenhuma desenvolvedora me pagou para fazer publicidade aos jogos deles. No entanto, se o quiserem fazer, comentem aí em baixo.  Job Simulator Pois bem, este jogo, desenvolvido pelo estúdio Owlchemy Labs, é um jogo solo (um único jogador) que, de forma cómica, simula algumas profissões tais como mecânico, cozinheiro, entre outros, estando assim presentes vários tipos de interatividade que aprendemos. Fiquem agora com um vídeo de uma pessoa a jogar este jogo. Iron Man VR Uma das personagens mais adoradas do mundo da Marvel é o Homem de Ferro, e  agora com este jogo podes sentir-te  como se fosses o próprio Tony Stark e andar po...