Avançar para o conteúdo principal

Ação Sensorial


Boa noite! Hoje iremos ver os níveis de interatividade segundo a ação sensorial. Antes de começarmos, queria apenas dizer que se ainda não avaliaram o blogue, e o quiserem fazer, podem ir ao post em destaque. É logo o primeiro de todos!!   

Vamos abordar os níveis em grau crescente, ou seja, do nível com menor grau de sensações despertadas no utilizador até ao maior grau.

Nível baixo: o utilizador não se sente como parte do ambiente virtual e apenas alguns dos seus sentidos estão a ser utilizados. Isto acontece, por exemplo, quando vamos a um cinema.

nível baixo de interatividade-exemplo

Nível médio: apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados e existe um controlo limitado sobre o desenrolar da ação num ambiente virtual. O exemplo mais prático são os jogos.

nível médio de interatividade-exemplo

Nível elevado: o utilizador está completamente imerso num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos. 
nível elevado de interatividade-exemplo

Agora que definimos em que níveis se podem incluir os demais tipos de interatividade, iremos ver mais detalhadamente quais são estes tipos de interatividade. Este tema é extenso pelo que, em princípio, será desdobrado em duas publicações. Até amanhã.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenho de soluções interativas

  Olá olá!! Hoje, como prometido vamos ver os requisitos a ter em conta no desenho de soluções interativas. P ara o desenho  de soluções interativas, devem ser tidos em conta todos os seus requisitos envolvidos.  Alguns requisitos a ter em conta são: modelação da ação física do sistema; caracterização do hardware, do software e do suporte de rede; descrição da visão estereoscópica; seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento; criação e edição de formas geométricas e texturas; avaliação de recursos e capacidades; definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador; definição da solução interativa a desenvolver; caracterização do tipo de imersão pretendido; avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar; Agora que já sabemos os requisitos para o desenho de soluções interativas, amanhã iremos ver quais os programas que são utilizados para este desenho. Assim, terminaremos o tema da interatividade.

Tipos de Interatividade I

Ora boas noites!! Hoje iremos ver os tipos de interatividade que se desenvolvem de forma reativa.  Se não sabem o que significa interatividade reativa, recomendo que leiam primeiro o artigo "Relação Homem-Máquina".  Linear-  o utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, no entanto, apenas acedendo à seguinte ou à anterior. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar. De suporte– o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Hierárquica– o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Amanhã iremos continuar a ver tipos de interatividade, desta vez as que se desenvolvem de forma proativa.

Sugestões de jogos em ambientes virtuais

  Boa noite. Desculpem por estar a publicar tão tarde mas hoje o tema é bom. Ora bem, ao longo destes dias estivemos a aprender a teoria no que toca à realidade virtual e interatividade. Pois hoje, iremos passar um pouco à prática já que iremos ver jogos onde se aplicam muitas das caraterísticas que aprendemos. Antes de começar, dizer apenas que nenhuma desenvolvedora me pagou para fazer publicidade aos jogos deles. No entanto, se o quiserem fazer, comentem aí em baixo.  Job Simulator Pois bem, este jogo, desenvolvido pelo estúdio Owlchemy Labs, é um jogo solo (um único jogador) que, de forma cómica, simula algumas profissões tais como mecânico, cozinheiro, entre outros, estando assim presentes vários tipos de interatividade que aprendemos. Fiquem agora com um vídeo de uma pessoa a jogar este jogo. Iron Man VR Uma das personagens mais adoradas do mundo da Marvel é o Homem de Ferro, e  agora com este jogo podes sentir-te  como se fosses o próprio Tony Stark e andar po...