Avançar para o conteúdo principal

Ação Sensorial


Boa noite! Hoje iremos ver os níveis de interatividade segundo a ação sensorial. Antes de começarmos, queria apenas dizer que se ainda não avaliaram o blogue, e o quiserem fazer, podem ir ao post em destaque. É logo o primeiro de todos!!   

Vamos abordar os níveis em grau crescente, ou seja, do nível com menor grau de sensações despertadas no utilizador até ao maior grau.

Nível baixo: o utilizador não se sente como parte do ambiente virtual e apenas alguns dos seus sentidos estão a ser utilizados. Isto acontece, por exemplo, quando vamos a um cinema.

nível baixo de interatividade-exemplo

Nível médio: apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados e existe um controlo limitado sobre o desenrolar da ação num ambiente virtual. O exemplo mais prático são os jogos.

nível médio de interatividade-exemplo

Nível elevado: o utilizador está completamente imerso num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos. 
nível elevado de interatividade-exemplo

Agora que definimos em que níveis se podem incluir os demais tipos de interatividade, iremos ver mais detalhadamente quais são estes tipos de interatividade. Este tema é extenso pelo que, em princípio, será desdobrado em duas publicações. Até amanhã.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como avaliar soluções interativas

  Boa noite. Hoje iremos aprender a avaliar soluções interativas. Ora bem, estas têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador num ambiente não real. Estas soluções necessitam de ser avaliadas, em aspetos relacionados com as questões tecnológicas utilizadas, as alterações provocadas ao nível psicológico e social dos utilizadores e a qualidade da aplicação. Assim, para sabermos o que é uma solução interativa completa, analisam-se algumas caraterísticas, tais como: qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizados; contributo para a imersão do utilizador; funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia; qualidade adequada do som; qualidade da estimulação táctil e da perceção da força; aspetos virtuais; utilização adequada das cores. funcionamento e objetivos da simulação; outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere. Agora que já sabemos avaliar estas soluções, amanhã iremos apren