Avançar para o conteúdo principal

Aplicações da realidade virtual

 
Olá novamente! Espero que tenham tido um bom domingo! Hoje iremos ver algumas das muitas aplicações que a Realidade Virtual tem nos dias de hoje. 

Se calhar até já as conhecem, mas VAMOS COMEÇAR!! 


Jogos 

A primeira aplicação é, como está claro, a indústria dos jogos. 

Esta permite entrar na personagem que está a ser jogada, e sentir tudo o que os desenvolvedores dos jogos querem passar, incluindo valentes sustos em jogos de terror!


Saúde

 Uma aplicação pouco conhecida é a da realidade virtual na área da saúde, no ensino de futuros médicos e cirurgiões em zonas do corpo onde a cirurgia é difícil, como o coração e o cérebro, porque permite que conheçam melhor o procedimento cirúrgico.              Com o aperfeiçoamento dos simuladores, esta prática é cada vez mais usada.

Educação
Para além do ensino associado às áreas da biologia, a realidade virtual é mais um método através do qual se pode aprender, pois a interação entre o aluno e a matéria é maior, havendo assim maior assimilação do conteúdo.

Treino Militar

A última aplicação que destaco hoje é a militar.
A RV permite testar os mais diversos cenários de combate, sem perigos para quem está envolvido e reduz drasticamente os custos de treino. Deixo aqui este exemplo seguido da sua imagem, em que o treino do militar para conduzir um tanque é feito neste ambiente virtual. 
Se é barato? Nem por isso. Mas é mais barato do que comprar um tanque real e permite que os militares treinem mais frequentemente e eficientemente.



Por hoje é tudo, amanhã iremos abordar a realidade imersiva e não imersiva. Espero que tenham gostado!😊😊 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como avaliar soluções interativas

  Boa noite. Hoje iremos aprender a avaliar soluções interativas. Ora bem, estas têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador num ambiente não real. Estas soluções necessitam de ser avaliadas, em aspetos relacionados com as questões tecnológicas utilizadas, as alterações provocadas ao nível psicológico e social dos utilizadores e a qualidade da aplicação. Assim, para sabermos o que é uma solução interativa completa, analisam-se algumas caraterísticas, tais como: qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizados; contributo para a imersão do utilizador; funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia; qualidade adequada do som; qualidade da estimulação táctil e da perceção da força; aspetos virtuais; utilização adequada das cores. funcionamento e objetivos da simulação; outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere. Agora que já sabemos avaliar estas soluções, amanhã iremos apren