Avançar para o conteúdo principal

Realidade Virtual: conceito

Olá a Todos! Bem-Vindos a este blogue. Hoje iremos abordar o conceito disto a que chamamos Realidade Virtual, ou em sigla, VR. Espero que gostem!!

Conceito

A realidade virtual consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objetos destes. 

Os ambientes virtuais podem ser recriações a partir do ambiente real ou recriações originais apenas no ciberespaço.


E vocês perguntam: "Mas o que é o ciberespaço?" Fiquem então sabendo que Ciberespaço é o espaço que existe no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação. É o espaço virtual para a comunicação disponível através da Internet.

Esta tecnologia utiliza principalmente as sensações visuais e auditivas, permitindo total ou parcial imersão no ambiente simulado, havendo realidade imersiva ou não imersiva, tópico que trataremos mais à frente.

Deixo-vos agora um vídeo (em inglês) sobre a evolução da realidade virtual, desde o seu início até aos dias de hoje. 


No próximo post, iremos abordar em que áreas são utilizados os ambientes virtuais e quais as suas aplicações. Até lá!! 👋👋

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como avaliar soluções interativas

  Boa noite. Hoje iremos aprender a avaliar soluções interativas. Ora bem, estas têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador num ambiente não real. Estas soluções necessitam de ser avaliadas, em aspetos relacionados com as questões tecnológicas utilizadas, as alterações provocadas ao nível psicológico e social dos utilizadores e a qualidade da aplicação. Assim, para sabermos o que é uma solução interativa completa, analisam-se algumas caraterísticas, tais como: qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizados; contributo para a imersão do utilizador; funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia; qualidade adequada do som; qualidade da estimulação táctil e da perceção da força; aspetos virtuais; utilização adequada das cores. funcionamento e objetivos da simulação; outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere. Agora que já sabemos avaliar estas soluções, amanhã iremos apren