Avançar para o conteúdo principal

Realidade Virtual: conceito

Olá a Todos! Bem-Vindos a este blogue. Hoje iremos abordar o conceito disto a que chamamos Realidade Virtual, ou em sigla, VR. Espero que gostem!!

Conceito

A realidade virtual consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objetos destes. 

Os ambientes virtuais podem ser recriações a partir do ambiente real ou recriações originais apenas no ciberespaço.


E vocês perguntam: "Mas o que é o ciberespaço?" Fiquem então sabendo que Ciberespaço é o espaço que existe no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação. É o espaço virtual para a comunicação disponível através da Internet.

Esta tecnologia utiliza principalmente as sensações visuais e auditivas, permitindo total ou parcial imersão no ambiente simulado, havendo realidade imersiva ou não imersiva, tópico que trataremos mais à frente.

Deixo-vos agora um vídeo (em inglês) sobre a evolução da realidade virtual, desde o seu início até aos dias de hoje. 


No próximo post, iremos abordar em que áreas são utilizados os ambientes virtuais e quais as suas aplicações. Até lá!! 👋👋

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Desenho de soluções interativas

  Olá olá!! Hoje, como prometido vamos ver os requisitos a ter em conta no desenho de soluções interativas. P ara o desenho  de soluções interativas, devem ser tidos em conta todos os seus requisitos envolvidos.  Alguns requisitos a ter em conta são: modelação da ação física do sistema; caracterização do hardware, do software e do suporte de rede; descrição da visão estereoscópica; seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento; criação e edição de formas geométricas e texturas; avaliação de recursos e capacidades; definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador; definição da solução interativa a desenvolver; caracterização do tipo de imersão pretendido; avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar; Agora que já sabemos os requisitos para o desenho de soluções interativas, amanhã iremos ver quais os programas que são utilizados para este desenho. Assim, terminaremos o tema da interatividade.

Tipos de Interatividade I

Ora boas noites!! Hoje iremos ver os tipos de interatividade que se desenvolvem de forma reativa.  Se não sabem o que significa interatividade reativa, recomendo que leiam primeiro o artigo "Relação Homem-Máquina".  Linear-  o utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, no entanto, apenas acedendo à seguinte ou à anterior. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar. De suporte– o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Hierárquica– o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Amanhã iremos continuar a ver tipos de interatividade, desta vez as que se desenvolvem de forma proativa.

Tipos de interatividade II

  Olá a todos !!   Hoje iremos ver os tipos de interatividade que se desenvolvem de  forma proativa.  Se não sabem o que significa interatividade proativa, recomendo que leiam primeiro o artigo "Relação Homem-Máquina".  Sobre objetos-  o utilizador ativa objetos usando o rato ou outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema. Estes objetos alteram o seu funcionamento de acordo com determinados fatores, como o relacionamento entre objetos ou instruções predefinidas sobre a sua atividade e o seu desempenho.  Reflexiva- o sistema faz perguntas, às quais o utilizador responde. Este pode compararas suas respostas com as de outros utilizadores ou com as de especialistas, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas. De hiperligação-  o sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flex...