Avançar para o conteúdo principal

Relação Homem-Máquina

 

Então, está tudo bem? Comigo está, espero que com vocês também esteja. Ora bem, hoje iremos ver quais e em que consistem os níveis de interatividade entre nós, o Homem, e a máquina.

Este quadro a seguir apresentado inclui os níveis e os tipos de interatividade. No entanto, hoje iremos só abordar os níveis. Os tipos de interatividade ficam para daqui a alguns dias!


Nesta relação, existem 3 níveis de interatividade: reativa, coativa e proativa.
  • Reativa: o utilizador tem um controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual. A interação e o feedback são controlados pelo sistema e seguem um caminho pré-programado, ou seja, o sistema controla o desenrolar da ação dos utilizadores.
  • Coativa: o utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.
  • Proativa: o utilizador tem o controlo da estrutura e do conteúdo das ações desenvolvidas no ambiente virtual, ou seja, o utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo deste .
Talvez este quadro vos ajude:

Por hoje é tudo. Amanhã iremos ver os níveis de interatividade, mas desta vez segundo a ação sensorial.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenho de soluções interativas

  Olá olá!! Hoje, como prometido vamos ver os requisitos a ter em conta no desenho de soluções interativas. P ara o desenho  de soluções interativas, devem ser tidos em conta todos os seus requisitos envolvidos.  Alguns requisitos a ter em conta são: modelação da ação física do sistema; caracterização do hardware, do software e do suporte de rede; descrição da visão estereoscópica; seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento; criação e edição de formas geométricas e texturas; avaliação de recursos e capacidades; definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador; definição da solução interativa a desenvolver; caracterização do tipo de imersão pretendido; avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar; Agora que já sabemos os requisitos para o desenho de soluções interativas, amanhã iremos ver quais os programas que são utilizados para este desenho. Assim, terminaremos o tema da interatividade.

Tipos de Interatividade I

Ora boas noites!! Hoje iremos ver os tipos de interatividade que se desenvolvem de forma reativa.  Se não sabem o que significa interatividade reativa, recomendo que leiam primeiro o artigo "Relação Homem-Máquina".  Linear-  o utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, no entanto, apenas acedendo à seguinte ou à anterior. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar. De suporte– o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Hierárquica– o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Amanhã iremos continuar a ver tipos de interatividade, desta vez as que se desenvolvem de forma proativa.

Como avaliar soluções interativas

  Boa noite. Hoje iremos aprender a avaliar soluções interativas. Ora bem, estas têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador num ambiente não real. Estas soluções necessitam de ser avaliadas, em aspetos relacionados com as questões tecnológicas utilizadas, as alterações provocadas ao nível psicológico e social dos utilizadores e a qualidade da aplicação. Assim, para sabermos o que é uma solução interativa completa, analisam-se algumas caraterísticas, tais como: qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizados; contributo para a imersão do utilizador; funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia; qualidade adequada do som; qualidade da estimulação táctil e da perceção da força; aspetos virtuais; utilização adequada das cores. funcionamento e objetivos da simulação; outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere. Agora que já sabemos avaliar estas soluções, amanhã ire...