Avançar para o conteúdo principal

Realidade imersiva e não imersiva

 

Olá mais uma vez! Hoje o tópico é grande e importante. Hoje vamos perceber quando é que uma dada realidade é ou não imersiva.

A realidade imersiva é a sensação de que o seu utilizador se encontra dentro do ambiente virtual, interagindo com os seus elementos.
Para se atingir esta sensação é necessário estimular os sentidos, são eles o tato, a visão, o olfato, o paladar e a audição, utilizando os mais diversos tipos de tecnologias. Fiquem com estes 3 exemplos:

 

Head-Mounted Display            Headphones                       Spacemouse

Já na realidade não imersiva não se interage completamente com o ambiente virtual e, por isso, o utilizador não se sente parte dele. Nesta realidade é costume haver a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor, interagindo assim com os elementos do ambiente através do rato, teclado e joystick, apresentados a seguir.

       
      Comando playstation 1                 teclado                           rato


Por hoje é tudo! Amanhã, o post será sobre algo diferente. Fiquem atentos!! 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como avaliar soluções interativas

  Boa noite. Hoje iremos aprender a avaliar soluções interativas. Ora bem, estas têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador num ambiente não real. Estas soluções necessitam de ser avaliadas, em aspetos relacionados com as questões tecnológicas utilizadas, as alterações provocadas ao nível psicológico e social dos utilizadores e a qualidade da aplicação. Assim, para sabermos o que é uma solução interativa completa, analisam-se algumas caraterísticas, tais como: qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizados; contributo para a imersão do utilizador; funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia; qualidade adequada do som; qualidade da estimulação táctil e da perceção da força; aspetos virtuais; utilização adequada das cores. funcionamento e objetivos da simulação; outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere. Agora que já sabemos avaliar estas soluções, amanhã iremos apren