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Ferramentas para o desenho de soluções interativas

 

Olá a todos! Como prometido, hoje irei falar sobre os programas usados para o desenho de soluções interativas. 

CryEngine

É um motor gráfico utilizado para produzir jogos, sendo um programa multiplataforma que suporta consolas como a PlayStation da Sony e Xbox da Microsoft. 

Giszmo 3D

Permite uma visualização 3D intuitiva. Possui ferramentas de modelação e de edição, cria perspectivas corretas com o mapeamento de texturas, tem capacidade de exportar VRML(Virtual RealityModelingLanguage) e combina a capacidade de rendering 3D em tempo real com as movimentações detetadas.
                          
VRML
Linguagem de programação de ambientes virtuais de rede para a internet, podendo as suas aplicações ser executadas na maioria dos browsers.
Blender
É um programa de computador para modelagem, animação, texturização, renderização, composição e criação de aplicações interativas 3D. É um programa multiplataforma, estando disponível para diversos sistemas operativos.
Agora já sabem, se quiserem fazer algum desenho, podem utilizar qualquer um destes programas.

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Desenho de soluções interativas

  Olá olá!! Hoje, como prometido vamos ver os requisitos a ter em conta no desenho de soluções interativas. P ara o desenho  de soluções interativas, devem ser tidos em conta todos os seus requisitos envolvidos.  Alguns requisitos a ter em conta são: modelação da ação física do sistema; caracterização do hardware, do software e do suporte de rede; descrição da visão estereoscópica; seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento; criação e edição de formas geométricas e texturas; avaliação de recursos e capacidades; definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador; definição da solução interativa a desenvolver; caracterização do tipo de imersão pretendido; avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar; Agora que já sabemos os requisitos para o desenho de soluções interativas, amanhã iremos ver quais os programas que são utilizados para este desenho. Assim, terminaremos o tema da interatividade.

Tipos de Interatividade I

Ora boas noites!! Hoje iremos ver os tipos de interatividade que se desenvolvem de forma reativa.  Se não sabem o que significa interatividade reativa, recomendo que leiam primeiro o artigo "Relação Homem-Máquina".  Linear-  o utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, no entanto, apenas acedendo à seguinte ou à anterior. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar. De suporte– o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Hierárquica– o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Amanhã iremos continuar a ver tipos de interatividade, desta vez as que se desenvolvem de forma proativa.

Tipos de interatividade II

  Olá a todos !!   Hoje iremos ver os tipos de interatividade que se desenvolvem de  forma proativa.  Se não sabem o que significa interatividade proativa, recomendo que leiam primeiro o artigo "Relação Homem-Máquina".  Sobre objetos-  o utilizador ativa objetos usando o rato ou outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema. Estes objetos alteram o seu funcionamento de acordo com determinados fatores, como o relacionamento entre objetos ou instruções predefinidas sobre a sua atividade e o seu desempenho.  Reflexiva- o sistema faz perguntas, às quais o utilizador responde. Este pode compararas suas respostas com as de outros utilizadores ou com as de especialistas, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas. De hiperligação-  o sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flex...